MESTRE NÔ
O grupo de Capoeira Angola Palmares remonta a sua história para os anos 60. Norival Moreira de Oliveira, o Mestre Nô, foi o grande fundador e grande difusor deste novo movimento. Nascido na Ilha de Itaparica, em Junho de 1945, teve seu primeiro contacto com a Capoeira aos quatro anos. Arte essa que foi ensinada pelo seu avô. Foi porém em salvador que se tornou aluno de Mestre Nilton e Mestre Zeca. E abriu, em 1965, a sua primeira academia de Capoeira Angola. Desde então tornou-se uma figura importante e respeitada no ambiente da Capoeira baiana.
Mestre Nô foi o mais importante e mais reconhecido difusor da Capoeira Angola no Brasil e no resto do mundo. Actualmente, ensina alunos no Brasil e nos Estados Unidos. Figura indispensável e ilustre em todos os eventos de Capoeira Angola Palmares ao redor do mundo. Seus discípulos procuram passar os seus ensinamentos para seus alunos da maneira mais perfeita o possível. O objectivo é demonstrar e ensinar a pureza da Capoeira e as suas raízes Africanas, tão presentes na nossa cultura. A Capoeira Angola Palmares
CAPOEIRA ANGOLA PALMARES - SIMBOLOGIA
Na noite de 20 de Novembro de 1979, Mestre Nô observou uma estrela ficou na mesma direção da lua em relação a terra. A ideia de dois astros juntos passava uma energia positiva , seria um símbolo que veria a expandir o trabalho como capoeira angola, que vinha se enquadrar com o nome Palmares, por enquanto só tinha somente a estrela e a lua, agora segundo o próprio mestre Nô:

Em relação as cores, Nô optou por usar o verde (esperança), o amarelo (cobiça), o azul (equilíbrio), o branco (paz) e o preto (razão de ser – força negra, remonta para os quilombos dos palmares).
O NOME ANGOLA PALMARES
Angola foi originado dos negros angolanos, na época da escravatura eles eram em maior quantidade e eram os mais afeitos a movimentos acrobáticos, dai o nome da Capoeira Angola.
Angola foi originado dos negros angolanos, na época da escravatura eles eram em maior quantidade e eram os mais afeitos a movimentos acrobáticos, dai o nome da Capoeira Angola.
Os palmares, os negros quilombolas, que eram negros fugidos da senzala. Eles formavam grupos de negros denominados quilombos e o palmares (situado na Serra da Barriga, no estado de Alagoas) foi o maior quilombo e o mais temido na época.